Bombons de Leite em Pó

terça-feira, 21 de outubro de 2014

JOGO DE PANELAS XII


Mignon Grelhado ao molho do chef do Raphael

Risoto de funghi e mix de folhas

Mignon Grelhado ao molho do chef do Raphael



INGREDIENTES
MIGNON GRELHADO
Ingredientes
- 5 medalhões de filé mignon (com 200g cada) temperados com sal e pimenta do reino a gosto
- azeite a gosto

RISOTO
Ingredientes
- 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1,2 litro de água fervente
- 300g de funghi secchi
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 cebolas picadas
- 2 dentes alho amassados
- 1kg de arroz arbóreo
- 100g de champignon
- 2 litros de creme de leite fresco
- sal e pimenta do reino a gosto
- 200g de queijo parmesão ralado
MOLHO DO CHEF
Ingredientes
- 1 vidro de mostarda (250g)
- 100g de alcaparras
- 100g de champignon
- 1 vidro de molho inglês (150ml)
- azeite a gosto
- salsa crespa para decorar
MIX DE FOLHAS
Ingredientes
- 1 pé de alface roxa
- 1 pé de alface americana
- 1 maço de rúcula
- azeite, sal e pimenta-do-reino
- 50g de pimenta biquinho

 MODO DE PREPARO
MEDALHÃO
Numa frigideira com azeite grelhe 5 medalhões de filé mignon temperados com sal e pimenta do reino a gosto. Retire do fogo e sirva em seguida.

MOLHO DO CHEF
Num liquidificador, coloque 1 vidro de mostarda, 100g de alcaparras, 100g de champignon, 1 vidro de molho inglês, azeite a gosto e bata até obter uma mistura. Desligue o liquidificador e utilize em seguida decorando com salsa crespa.

RISOTO
1 - Numa tigela coloque 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1,2 litro de água fervente, o funghi secchi e deixe hidratar por +/- 30 minutos. Transfira o funghi para uma peneira. Reserve o caldo e o funghi.

2 - Com uma faca corte o funghi em pedaços pequenos. Coloque metade do funghi picado com metade do caldo (reservado acima) num liquidificador e bata até ficar homogêneo. Misture com a outra parte do funghi picado e o restante do caldo. Reserve.

3 - Refogue em 2 colheres (sopa) de azeite, 3 cebolas picadas, 2 dentes alho amassados. Adicione 1 kg de arroz arbóreo e misture bem. Junte, aos poucos, o caldo do funghi (reservado acima) até o arroz ficar cozido. Acrescente 100g de champignon, 2 litros de creme de leite fresco, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture. Em pratos de servir coloque uma porção de risoto, salpique queijo parmesão ralado e sirva em seguida com mignon grelhado com molho do chef e o mix de folhas.
MIX DE FOLHAS
Numa tigela, coloque as folhas de 1 pé de alface roxa, de 1 pé de alface americana, de 1 maço de  rúcula tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Decore com 50g de pimenta biquinho e sirva em seguida.

Poisson a la Florentine

Receita da Adriana do Jogo de Panelas




Peixe
- folhas de 1 maço de espinafre
- 1 fio de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 cenouras fatiadas
- ½ cebola ralada
- 10 filés de linguado (+/- 150 g cada)
- suco de 1 limão
- pimenta- do- reino e sal da rocha a gosto (ou sal comum)
- farinha de trigo para empanar
- amêndoas torradas em lascas

Molho
- 1 pote de mostarda Dijon (215 g)
- 1 xícara (chá) de vinagre de maçã
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- ½ colher (sopa) de ervas de provance
- 1 dente de alho esmagado
- pimenta do reino moída a gosto
- 220 ml de azeite
- 250 ml de creme de leite fresco
Purê de batatas
- 1 kg de batatas Asterix cozidas
- 1 xícara (chá) de leite morno
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 1 pitada de noz moscada ralada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 4 colheres (sopa) de manteiga gelada
 MODO DE PREPARO
Purê
1 – Passe 1 kg batatas Asterix cozidas 2 vezes pelo espremedor. Coloque as batatas amassadas numa panela em fogo médio, adicione 1 xícara (chá) de leite morno, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 pitada de noz moscada ralada, 2 colheres (sopa) de manteiga, 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e misture até incorporar. Retire do fogo, transfira a mistura das batatas para uma batedeira, acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga gelada e bata até formar um purê. Desligue a batedeira e reserve.
Molho
2 – Numa tigela misture 1 pote de mostarda Dijon e 1 xícara (chá) de vinagre de maçã. Adicione 1 colher (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de açúcar, ½ colher (sopa) de ervas de provance, 1 dente de alho esmagado, pimenta do reino moída a gosto e misture. Acrescente 220 ml de azeite, aos poucos, mexendo sempre. Junte 250 ml de creme de leite fresco. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio até esquentar.
Peixe
3 – Numa panela a vapor coloque as folhas de 1 maço de espinafre  com um fio de azeite e leve ao fogo médio até murchar. Reserve.
4 – Coloque numa panela 2 colheres (sopa) de manteiga e refogue 4 cenouras fatiadas e ½ cebola ralada. Retire do fogo e reserve.
5 – Tempere os 10 filés de pescada com suco de 1 limão, pimenta-do-reino e sal da rocha a gosto. Passe cada filé na farinha de trigo. Em seguida frite os filés numa frigideira untada com azeite até dourar. Reserve.
Montagem
6 – Em pratos de servir decore com uma pincelada de purê de batata formando uma meia lua na lateral do prato, coloque uma porção de espinafre, 2 filés de peixe e no canto do prato a cenoura. Salpique as amêndoas torradas por cima. Coloque o molho em potes no centro da meia lua de cada prato. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário