Bombons de Leite em Pó

sábado, 5 de maio de 2012

TEMPERANDO O CHOCOLATE (CHOQUE TÉRMICO)


TEMPERANDO O CHOCOLATE (CHOQUE TÉRMICO)


O chocolate Nobre, aquele chocolate puro, após ser derretido, deve passar pelo processo de resfriamento para que ele se reestruture e possa ser desenformado. Se não for feito este processo, simplesmente o chocolate não endurece.

Há muitas maneiras de fazer este resfriamento ou temperagem, como algumas pessoas dizem. Vou postar uma destas maneiras aqui.

PROCESSO DE TEMPERAGEM DO CHOCOLATE

. Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas na potência média por cerca de 2 m mexendo sempre, mantendo a temperatura entre 40ºC e 45ºC.
.Despeje 3/4 do chocolate derretido sobre uma superfície de mármore. Trabalhe com uma espátula até que ele encorpe e chegue a uma temperatura entre 26ºC e 27ºC. Teste a temperatura em seu lábio inferior, você deve sentir que o chocolate está frio.
.Acrescente esse chocolate resfriado ao restante e misture para homogeneizar. Um teste bom para ver se o chocolate está bem temperado é molhar a ponta de uma faca no chocolate e levar à geladeira por cinco minutos. Se após esse período ele estiver duro, brilhante e sem manchas, significa que foi corretamente temperado.

Este é um dos processos de temperagem. Se alguém tiver outra maneira e quiser compartilhar seria ótimo, afinal estamos aqui para trocarmos experiências.
Colocarei o crédito para quem enviar receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário