Bombons de Leite em Pó

terça-feira, 12 de março de 2013

ALGUMAS COMIDAS ALEMÃ

COMIDA ALEMÃ

A culinária alemã é pouco conhecida entre os brasileiros, exceto entre descendentes. A ideia geral é a de que se trata de uma cozinha "substanciosa" e "generosa" e que valoriza carnes de porco, repolho e cozidos.


Receita de Apfelkuchen


 Ingredientes

Massa:

2 (sopa) de água (se necessário)
4 (sopa) de açúcar
2 (chá) de farinha de trigo
Raspas de casca de laranja
1 tablete de manteiga
1 gema


Recheio e Cobertura:

1 (sopa) de farinha de trigo
3 (sopa) de manteiga
3 (sopa) de açúcar
1 ovo batido para pincelar
1 quilo de maçã sem casca



Modo de Preparo


Massa:

Misturar com a ponta dos dedos a farinha com a manteiga até obter uma farofa. Juntar as raspas, o açúcar, as gemas e a água se for necessário. Trabalhar bem para que a massa fique lisa e homogênea. Fazer uma bola e envolver com filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Abrir a massa em uma superfície enfarinhada. Forrar o fundo e laterais de uma forma refratária redonda de 20 cm de diâmetro.

Recheio:

Cortar as maçãs em gomos grossos e retirar as sementes. Aquecer a manteiga e juntar as maçãs. Deixar cozinhar por 5 minutos. Mexer bem. Deixar esfriar um pouco. Rechear a torta com as maçãs. Misturar bem o açúcar com a farinha e polvilhar sobre as maçãs. Pincelar toda a borda da torta com água. Abrir o restante da massa em superfície enfarinhada e cobrir a torta, pressionando bem as laterais. Retirar o excesso de massa, juntar tudo e aproveitar para decorar a torta. Pincelar com o ovo e com uma faca de ponta afiada faça uma cruz no centro da torta. Levar ao forno médio (180ºC) preaquecido por 30 minutos. Servir morna.



Receita de Gugelhupf



Ingredientes


1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de manteiga
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna
1 tablete de fermento para pão
2 ovos
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de casca de limão ralada
200 g de ameixas sem caroço
200 g de uva passa sem semente
16 amêndoas sem pele


Modo de Preparo


Ferver o leite. Juntar o açúcar, o sal e a manteiga. Deixar esfriar até ficar morno. Reservar. À parte dissolver o fermento na água morna. Juntar à mistura de leite. Adicionar os ovos, a casca de limão ralada e a farinha peneirada. Bater bem por 5 minutos. Cobrir. Deixar descansar e crescer em lugar abrigado e quente, livre de correntes de ar, durante mais ou menos 1 hora e meia. Untar com margarina e polvilhar com farinha uma fôrma lisa, ou de gomos, com buraco no meio.

Cobrir o fundo com ameixas e as amêndoas. Sobre estas, despejar a massa. Misturar as passas. Mexer na própria fôrma e deixar crescer novamente em lugar abrigado, até dobrar o volume, durante mais ou menos 1 hora. Assar em forno regular, durante 50 minutos.

 Receita de Lombinho de porco

Ingredientes


1 kg de lombinho de porco
2 limões
3 dentes de alho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta-do-reino
2 colheres de sopa de manteiga
250g de creme de leite
2 gemas de ovo
1/2 xícara de vinho branco seco
250g da parte tenra da alcachofra
1 colher de café de açúcar


Modo de Preparo


Limpar bem o lombinho, esfregando-o com 1 limão. Temperar com o alho socado, o sal e a pimenta-do-reino. Furar a carne com um garfo e esfregar o tempero. Fritar na manteiga quente até dourar - se preferir, cortar a carne em fatias grossas de 4 cm. Retirar a gordura que se formar. Juntar o creme de leite, misturando as gemas. Retirar do fogo, regar com o vinho e deixar descansar. Misturar o suco do limão restante, os pedacinhos da casca, o sal e a pimenta-do-reino. Juntar a parte tenra das alcachofras e o açúcar. Levar ao fogo até ferver. Reservar. Antes de servir, colocar a carne no forno bem quente por 20 minutos. Regar com o molho e guarnecer com as alcachofras.


Receita de Bolo de cerveja


Ingredientes


6 ovos
300 g de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga (cheias)
300 g de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cerveja
1 colher (chá) de fermento em pó


Modo de Preparo


Bater as claras em neve e, sem parar de bater, adicione o açúcar, a manteiga, as gemas e a farinha já misturada com a cerveja em temperatura ambiente e o fermento. Bater rapidamente, despejar numa fôrma untada e assar.


Receita de Bolo de maçãs


Ingredientes


200 g de manteiga
200 g de açúcar
4 ovos
250 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
6 maçãs
200 g de geléia de damasco


Modo de Preparo


Bater a manteiga com o açúcar, adicionar as gemas, as claras em neve e, por último, a farinha misturada com o fermento e o sal. Despejar numa fôrma untada, cujo fundo deve estar coberto com fatias finas de maçãs (descascadas e sem sementes), formando guirlandas. Assar. Colocar no prato de servir, pincelar com geléia de damasco e levar ao forno, ligeiramente, só para dar brilho.


 Pretzel com açúcar e canela


Ingredientes


3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cerveja
1 tablete (15 g) de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó


Modo de Preparo


Peneire a farinha de trigo na tigela da batedeira. Junte a cerveja, o fermento, a manteiga (reserve 2 colheres de sopa), o açúcar (reserve 2 colheres de sopa) e o sal. Bata por 4 minutos e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove por 15 minutos, ou até desgrudar das mãos, ficarmacia, elástica e soltar bolhas. Com a metade da manteiga reservada, unte uma tigela, coloque a massa e cubra a tigela com filme plástico. Deixe a massa crescer, em local aquecido, por 1 hora, ou até dobrar de volume. Com o restante da manteiga, unte duas assadeiras grandes. Divida a massa em 12 partes e faça rolinhos de 60 cm de comprimento cada um, de pouco menos de 1 cm de espessura. Modele cada rolinho de massa dando a forma de um pretzel. Repita o procedimento com o restante da massa, dispondo os rolinhos prontos nas assadeiras. Em seguida, cubra as assadeiras com filme plástico e deixe a massa crescer, em local aquecido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume. Ligue o forno à temperatura média. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar a superfície da massa. Retire do forno, polvilhe o açúcar reservado e a canela em pó. Sirva em seguida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário