Bombons de Leite em Pó

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

TÉCNICA PARA RECHEAR BOMBONS E COLORIR CHOCOLATE


Técnica para Rechear Bombons

A partir desta técnica você pode usar sua criatividade e fazer bombons decorados para festas.

Ingredientes

- 1 kg de chocolate meio amargo fracionado (rendimento de 60 a 70 bombons).
- 2 receitas de brigadeiro completamente frio 
- 2 formas especiais para bombons de 20 g com película de silicone
- 1 manga descartável (saco de confeitar)

Você vai me perguntar se só serve o chocolate meio amargo. Você pode utilizar qualquer chocolate desde que ele seja fracionado. Se você comprar do nobre, terá que dar choque térmico no chocolate. 

Peço 2 formas porque isso facilita e agiliza seu trabalho. Enquanto uma está na geladeira, você estará trabalhando com a outra. Com a prática, você estará trabalhando até com mais formas.

Modo de Preparo:

Coloque a manga de confeitar dentro de um copo e vire o excesso para fora.  Essa dica facilitará você preencher a manga (saco de confeitar) com o seu recheio evitando muita sujeira.

Coloque o recheio dentro do copo. Veja que assim você já estará preenchendo a manga de confeitar de forma bem limpa e sem sujar muito.
Retire a manga de dentro do copo e já está pronta para o uso. Apenas será necessário cortar a ponta.
Agora vamos preparar o chocolate.



Mesmo que eu faça todo o chocolate, não gosto de derreter ele todo de uma vez só.  Você pode derreter a metade. Em uma vasilha própria para microondas, coloque o chocolate em pedaços grandes. Não precisa ralar. Leve ao microondas por 30 segundos. Após esse tempo, retire do microondas e mexa com uma colher. Se ainda não estiver derretido, leve novamente ao microondas por 20 segundos.  Faça esse procedimento até  ficar todo derretido. Não é interessante que você coloque um tempo maior porque corre o risco do chocolate queimar.  O chocolate é inimigo da água. Não deixe cair nem uma gota de água no seu chocolate para não estragá-lo.

Agora vou lhe apresentar a forma. Essa forma é a mais barata que encontramos no mercado e atende muito bem nossas expectativas. 


Coloque chocolate com auxílio de uma colher de chá até o nível indicado na forma.
 Coloque a película de silicone em cima do chocolate.






Com o seu dedo, faça movimentos circulares para rodar a película de silicone. Assim distribuirá com mais facilidade o chocolate, vazando para a lateral, não tem problema.  Leve para a geladeira nesta mesma posição e deixe por mais ou menos 10 minutos ou até que endureça para você poder tirar a película de silicone.

Retire a forma da geladeira, separe as duas camadas de acetato e retire a película de silicone. É ideal que você retire delicadamente soltando todos os lados para que não quebre. Com certeza você terá que apoiar um dedo no chocolate para que possa retirar a película. 

Corte o bico do saco de confeitar e aperte para rechear o bombom.


Por cima do recheio, coloque uma camada de chocolate derretido para fazer a tampa.


Leve para a geladeira até que endureça a tampa que você acabou de fazer. Desenforme.





Arrume todos os bombons em cima de uma superfície forrada com papel manteiga.


Coloque o chocolate dentro de um saquinho plástico e corte a pontinha,  faça os riscos em cima dos bombons.
Faça movimentos de "vai e vem" (de um lado para o outro) rapidamente riscando todos os bombons. Mantenha o mesmo sentido para que fiquem neste formato.







Dicas para quem quer colorir chocolate branco


- Compre chocolate branco fracionado.  
- Compre corante alimentício próprio para chocolate. Ele é uma pasta. Quando você abre o potinho até parece que está estragado (para quem não conhece). Não use corante gel, pois ele endurece o chocolate.

- Se você vai fazer muitos bombons coloridos, tenha sempre em casa de 2 a 3 potes da mesma cor.   

- Com a ponta de um palito, pegue uma porção do corante e coloque na borda da vasilha que está o chocolate derretido.  Com a colher pegue uma porção do chocolate branco e leve até o corante. Misture essa pequena porção primeiro para depois você levar e misturar ao restante do chocolate branco. Isso ajuda para que a mistura fique homogênea. 



Como Derreter Chocolate em Banho-Maria

No banho-maria, leve uma panela para aquecer a água, apague o fogo e coloque um outro recipiente refratário com o chocolate fracionado, mexa bem até derreter por completo.
Não deixe água do banho-maria respingar no chocolate para não estragá-lo. 



4 comentários:

  1. Você é uma abençoada que está me ajudando bastante. Só tenho a te agradecer e desejar muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei faço bombom pra vender vou fazer oi

    Isso agora obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir