Bombons de Leite em Pó

sábado, 23 de julho de 2011

PÃEZINHOS DELÍCIA DA ELIBIA PORTELA

PÃEZINHOS DELICIA DE ELIBIA PORTELA


Recheio, que é para ele engrossar um pouquinho em temperatura ambiente:

1 caixinha de creme de leite,
 4 colheres de sopa de parmesão ralado (ou 100g de gorgonzola ou peito de peru, como variação),
 sal e pimenta branca a gosto.
 Reserve enquanto prepara os pães.

Numa tigela (de preferência que possua tampa), misture duas colheres de sopa de fermento para pão
4 colheres de sopa de açúcar ou 1/2 lata de leite condensado
1 colher de sopa de açúcar (é que o açúcar é importante para o ponto),
 200 ml de leite morno (não pode ser quente, só aquele susto de calor.
 Daí você mistura bem, tapa a tigela e leva para fermentar um pouco, ao sol de preferência. Enquanto isso partimos para o liquidificador.

No liquidificador

150 ml de leite morno de novo
 1 colher de chá de sal
 3 gemas
 100g de batatas cozidas 
 50g de manteiga derretida.

 Bata muito por 2 minutos. É quando você vai trazer a tigela do sol, somar a parte do liquidificador, misturar bem e começar a ir juntando a farinha de trigo, cuja quantidade pode variar de 500 g a 750 g, só a massa poderá dizer. Esta é a parte mais pesada do trampo.

Elibia, ensina uma técnica de sova com colher de pau, que assemelha-se a uma cavadeira, de fora para dentro do corpo, de baixo para cima, como se cavasse o fundo da tigela. A massa vai ficando pesada, algo elástica, e é necessário bater energicamente até que comece a formar bolhas. Depois é tampar de novo e levar ao sol, abafado por 30 minutos.

Hora de modelar os pãezinhos, que podem ser redondinhos ou compridinhos, Importante: manteiga ou margarina untando as mãos o tempo todo.

Para fazer os redondos, ela vai pegando pedaço da massa, abrindo por baixo, como quem modela chapéus, depois vai modelando uma bolota com a ajuda do indicador e o polegar, que vão cortar essa bolota como um alicate. Esta técnica exige certa prática, mas permite padronizar o tamanho, deixando as bolinhas lisas e uniformes, fundamental para um bom resultado final.

Pãezinhos compridinhos, é simples a técnica que ela criou: na placa de vidro que usa para modelar, ela salpica farinha, atira uma dessas bolinhas, que cai achatada, e simplesmente vai alongando a bolinha deicamente num vai-e-vem da palma da mão sobre a massa. Agora é ir acomodando os pãezinhos em formas bem untadas com óleo (manteiga queima o fundo deles) e enfarinhada.


Uma vez modelados, os pães voltam para o sol até dobrarem de volume; depois vão para o forno pré-aquecido a 220°, na prateleira mais erguida, e, portanto mais distante da base do forno, de onde vem o fogo. O pãozinho delicia são totalmente branquinhos, inclusive a parte de baixo, portanto, todo cuidado ainda é pouco com o forno! O tempo varia, a depender da máquina. Fique ligada já a partir de 15 minutos!

Com os pãezinhos já quase frios, corte-os ao meio e rechie com o creme que você fez antes de tudo. Para coroar os pãezinhos recheados, você tanto pode untá-los com manteiga e salpicá-los generosamente com parmesão excelente ralado grosso, como pode usar um pouco deste mesmo creme do recheio, afinar com leite, e pincelar os pães no lugar da manteiga, que é como ela faz. O objetivo é que o parmesão grude na superfície dos pãezinhos.


Dicas:

1- depois de assados, os pãezinhos devem ser protegidos do choque térmico, cobertos com um pano de pratos seco por coisa de 3 minutos, para que o resfriamento não seja muito drástico, o que pode comprometer a textura do pão.

2- se quiser colorir os pãezinhos, misture suco de espinafre ou purês de abóbora, cenoura ou beterraba ao leite da massa! Mas neste caso, eles ficam bem mais perecíveis, ela chama a atenção.
  
3- Você também pode congelar os pãezinhos crus. Antes de assar, use bastante papel toalha para absorver a umidade

4- fermento para pão (Em envelopes ou vácuo – depois de aberto você deve conservá-lo na geladeira em frasco de vidro com tampa!)

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Ela mostrou vários formatos e possibilidades para o pão delícia. Formato redondinho, com biquinho cortado de tesoura (para colocar uma geléia, por exemplo), mini tranças, tranças enormes feitas com unidades de pãezinhos compridos sobrepostos (que podem ser recheados com cremes e frutas cristalizadas), versão nozinho, versão pão doce, pão de metro, e até pão de hambúrguer com esta mesma massa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário