Ingredientes:
6 claras
2 colheres (de café) bem cheias de ácido cítrico
600 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
Modo de preparo:
Na batedeira, em velocidade baixa, coloque as claras e vá acrescentando o açúcar. Depois aumente a velocidade e acrescente o ácido.
Dicas de Mãe:
Ácido cítrico você encontra em casas especializadas em produtos culinários para festas.
As flores deverão secar por 24 horas.
Pode-se guardar por 6 meses.
Para rosas utilize bicos perlê, pétala, folha e armador de flores.
Como fazer rosas: Forre o armador de flores com papel chumbo. Para o miolo posicione o bico no centro do armador. Aperte por 20 segundos e pare de pressionar e puxe. A posição do bico para as pétalas é com a parte fina para cima em relação ao armador. Faça as pétalas pressionando o saco ininterruptamente, fazendo movimento de curva e girando o armador. A partir da segunda pétala, comece as pétalas do meio da anterior fazendo assim que elas fiquem intercaladas. Repita o passo das pétalas até completar a volta toda. Retire a flor do armador com o papel chumbo e deixe secar.
Guarde as flores em caixas de papel bem fechadas.
Glacê Real como fazer:
Ingredientes
1 unidade de clara de ovo
250 gr de açúcar de confeiteiro (glaçucar ou impalpável)
1 colher (sopa) de suco de limão
Preparo
Coloque a clara na batedeira em velocidade baixa. Acrescente o açúcar aos poucos, até atingir o ponto de um creme espesso. Adicione o suco de limão e aumente a velocidade, batendo por 10 minutos, até que perca o brilho e levantando-se a pá da batedeira o glacê não caia e formam-se picos firmes
Dicas:
Para trabalhos mais duráveis, substitua o suco de limão por uma colher (de café) de ácido cítrico.
Em alguns casos você pode ter que acrescentar mais açúcar pra dá o ponto que você deseje, depois de pronto você deve colocar um pouco no saco de confeitar e testar fazendo o desenho com o bico para ver se fica firme ou desmanchando, não teste no bolo que vai decorar use qualquer outra superfície se ficar desmanchando volte para a bacia e acrescente mais açúcar.
O glacê real pode ser colorido dê preferência a anilina em gel que não vão alterar o ponto. Use anilina de qualidade, porque anilina de má qualidade não vai dar o resultado da cor esperado.
Se o glacê ficar duro, basta acrescentar mais um pouquinho de clara ou suco de limão.
quando o tempo estiver úmido. Bata bem o glacê (10 minutos), logo antes de usar e deixe-o em uma consistência um pouquinho mais firme que o usual. Depois de decorar o bolo deixe-o em um local ventilado, e ao mesmo tempo longe da umidade. Ambientes com ar condicionado são ótimos. Isso evita que a sua decoração com glacê real despenque.
Sempre bater logo antes de usar, porque se vc deixa o glacê descansando, ele perde o ponto.
O glacê real pode ser guardado em geladeira por 1 dia num pote fechado, quando for utiliza-lo bata ele novamente e acrescente açúcar para dar o ponto novamente, mas o melhor mesmo é faze-lo na hora que for usar.
O melhor açúcar para ser utilizado é o impalpável, com ele é mais fácil de chegar no ponto ideal.
Glacê real
500g de açúcar de confeiteiro peneirado
3 colheres (sopa) de pó de merengue
7 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente
modo de preparo
Glacê real
Misture todos os ingredientes na batedeira e deixe bater por 4 minutos em velocidade média-baixa. Para evitar que seque. Mantenha o recipiente com o glacê coberto com um pano úmido ou em pote fechado.
Pré-mármore
Ingredientes:
250g de gordura hidrogenada
250g de glaçucar
1 limão
Preparo
bata a gordura hidrogenada na batedeira até ela esbranquiçar, depois coloque o limão bata um pouco e vá acrescentando o açúcar. veja o passo-a-passo nas fotos.
Esse glacê mármore pode ser guardado em geladeira por uns três dias em um pote tampado.
Observação:
O pré-mármore vai servir para fixar a pasta americana no bolo, deve ser passada uma camada fina, porque se você passar uma camada grossa a pasta pode deslizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário