Bombons de Leite em Pó

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SONHOS COM RECHEIO DE MARACUJÁ


 Pequenos, devoráveis numa bocada só, e não teriam recheio tradicional de goiaba, doce de leite (que eu amo), mas de maracujá imaginem que delicia.



Para a massa:

1 envelope de fermento biológico para pão (químico é só para bolos e biscoitos, pense nos sonhos como pães)
800g de farinha de trigo
8 colheres de sopa de leite condensado
3 colheres de sopa cheias de manteiga ou margarina
2 ovos
1/2 xícara de leite morno fervido com 2 estrelas de anis
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar.

Modo de preparo:

Junte a farinha, a manteiga, o leite condensado, os ovos levemente batidos e o fermento dissolvido no leite morno, de acordo com as indicações do envelope. Misture bem e sove a massa numa superfície enfarinhada. Faça bolinhas do mesmo tamanho. Se você não tem a manha de fazer bolinhas do mesmo tamanho, abra a massa com um rolo e use um molde de biscoitos redondo para cortar as porções individuais, depois é só fazer a bolinha. Deixe descansar por 30 minutos antes de fritar e vá fazer o recheio enquanto isso.

Para o recheio,

 eu coloquei numa panela
1 lata de leite condensado, a mesma medida de suco concentrado de maracujá (polpa de 4 maracujás pulsados no liquidificador com
1/3 da lata de água e depois coados),
1 colher de sopa de amido de milho diluída neste suco
1 pitadona de sal,
raspas de 1 limão siciliano ou de 2 mirins.

Misture bem e mexa em fogo baixo até o ponto de creme. Reserve.



Uma vez dobrada de tamanho a massa, é hora de fritar os sonhos numa fritadeira ou numa panela compacta com bastante óleo de sua preferência (desde que virgem), em óleo quente, mas fogo mediano. É muito rápido, logo eles estarão fritos, porque os sonhos são mágicos, e você nem precisa se preocupar porque geralmente os sonhos se viram sozinhos, mas fique atenta para fazê-lo tão logo eles dourem de um lado, e vire-os delicadamente apenas uma vez. Frite no máximo 8 de cada vez, se for muito ágil, e se couberem na panela, porque se você colocar muitos não dará conta de tirá-los todos de uma vez, a menos que esteja usando uma fritadeira com escorredor, e eles ficarão diferentes em tempo de cocção e cor. Os sonhos merecem toda atenção.

Escorrar-os em papel absorvente abundante, de preferência trocando este papel algumas vezes. Experimente um, assim purinho, e veja que crocante e macio, como um… sonho! A próxima etapa é envolvê-los numa mistura de açúcar e canela para só depois recheá-los. As pessoas normalmente colocam pedaços de goiabada dentro da massa, que derretem na hora de fritar, ou mesmo cortam os sonhos ao meio depois de fritos para recheá-los com a goiabada derretida. No meu caso, que fiz um creme de maracujá para rechear mini-sonhos, usei uma espécie seringa plástica

Sonho é bom de comer na hora, fresquinho e crocante, mas se bem acondicionados num frasco de vidro, ficam bons por até 3 dias.

Ah! Os sonhos precisam respirar por dentro! Por isso, só funcionam com fermento biológico, que oxigena a massa e permite a formação de bolhas lá dentro que os deixam fofinhos, ao contrário do químico que deixa as massas compactas, como esperado nos bolos e biscoitos. Se você utilizar fermento químico para sonhos, eles solarão. Falo por experiência própria.
 Sonhos  (para 50 sonhos médios)


Nenhum comentário:

Postar um comentário