Bombons de Leite em Pó

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cupcakes sem glute

Ingredientes:

375g margarina em tabletes ( ou se preferir use manteiga), amolecida
375g de açúcar refinado
6 ovos médios (levemente batido)
375g mistura de farinha sem glúten e com fermento
6 colheres ( sopa) de leite integral (ou leite de soja )
 
Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180C.(dica: use termômetro de forno para obter temperatura exata)
Bata a margarina e o açúcar numa tigela até formar um creme
Adicione os ovos, farinha e leite e bata até obter uma massa lisa.  Divida a mistura entre as forminhas de papel ( preencha ¾) e asse no forno por 15 minutos e, depois, abra o forno e fire a forma e volte ao forno por mais 5 minutos.
 
Faça o teste do palito antes de retirar do forno

Retire os cupcakes do forno e transfira-os para uma gradinha para esfriar (isso é importante – não os deixe na forma por mais de um alguns minutos)

Nota: todos os fornos são diferentes e talvez voce devera checar a temperatura. Como regra geral, quanto menor a temperatura maior será o tempo para o bolo assar.






Decore os cupcakes com o creme de manteiga usando sacos de confeitar.

 Para o toque final polvilhe um pouco de glitter comestivel.

Abaixo deixo duas opções de cobertura. O tradicional creme de manteiga e para quem gosta de uma cobertura mais leve e bem menos doce, sugiro o merengue suíço.
  
Cobertura:

 Buttercream ou creme de manteiga

Manteiga ou margarina sem sal 110g
Açúcar de confeiteiro 350g
15-30 ml/1-2 colheres de sopa de leite ou água
Algumas gotas de extrato de baunilha

Coloque a manteiga / margarina em uma tigela e bata até formar um creme

Peneire o açúcar de confeiteiro na tigela e continue a bater até a mistura mudar de cor. Adicione o leite ou a água apenas o suficiente para dar uma consistência firme.

O buttercream pode ser mantido na geladeira por alguns dias, mas na hora de usar terá que bater novamente para deixá-lo mais cremoso, pois a manteiga estará bem gelada.

 Os cupcakes podem ser congelados com o creme de manteiga.

Merengue suíço

3  claras grandes
250g de açúcar refinado
Uma pitada de sal
Algumas gotas de essência de baunilha
300g manteiga ou margarina sem sal, amolecida

Coloque as claras em uma tigela e acrescente o açúcar e o sal
Coloque a tigela sobre uma panela com água fervendo e mexa até o açúcar se dissolver completamente. Ao dissolver o açúcar na clara de ovo, coloque os dedos limpos na mistura para sentir se todos os cristais de açúcar se dissolveram.

Retire a tigela do fogo e bata a mistura na batedeira até que se torne um merengue espesso. Adicione o extrato de baunilha e misture.

Corte a manteiga em pedaços e misture bem ao merengue. A mistura pode entrar em colapso mas continue batendo na velocidade máxima que ela vai se misturar e formar um merengue fofo. 
   
Este merengue suíço pode ser congelado em um recipiente fechado por até um mês.

DICA; A margarina eu prefiro usar aquelas em tabletes, pois a massa fica mais firme do que quando faço com a margarina de potes. Isso porque a margarina em tablete que eu uso tem menos concentração de água do que o da mesma marca, mas vendidas em potes.


Essa receita rende em torno de 24 cupcakes e dá para congelá-los depois de assados nas forminhas. Procure usar forminhas de boa qualidade prinicpalmente se fores fazer para um aniversário ou dar de presente a alguém, pois algumas forminhas deixam um aspecto de oleosidade por fora do cupcake depois de assado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário