Bombons de Leite em Pó

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

2 RECEITAS DE MARZIPÃ

MARZIPÃ
Ingredientes


250g de amêndoas sem casca e sem pele
2 claras de ovos
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de açúcar de confeiteiro, e mais para amassar o marzipã
essência de amêndoas, licor de amêndoas ou água de flor de laranjeira a gosto


Numa panelinha própria para banho-maria, ou numa tigela resistente ao calor, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria e aqueça a mistura de claras, mexendo sempre,  Divida a mistura de claras em duas partes e reserve.
No processador de alimentos, processe as amêndoas até ficarem o mais trituradas possível. Esse passo é importante porque quanto mais finas as amêndoas, mais liso será seu marzipã. 
Quando estiver uma farinha fina, junte o açúcar de confeiteiro e processe até misturar bem. As amêndoas vão estar ainda em forma de farinha.
Com o processador ligado, junte a essência e metade da mistura de claras, as poucos. A farinha de amêndoas com açúcar vai se juntar, formando uma bola. 
Desligue o processador imediatamente, e passe essa massa para uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro. Amasse um pouco o marzipã e confira: se estiver quebradiço ou  soltando óleo das amêndoas nas suas mãos, coloque mais mistura de claras até virar uma pasta  grossa, parecida com massa de pão. 
Se estiver muito mole, do tipo que não conserva a forma, vá amassando com mais açúcar de confeiteiro. Pra mim, sobra sempre um pouquinho das claras, e não precisa usar tudo se não for necessário. Deve ficar parecido com massinha de modelar, e não deve grudar nas mãos.
Quando chegar nesse ponto, quanto mais você amassar, mais fácil de modelar o marzipã fica. Embrulhe bem em plástico e guarde em geladeira por até um mês. Utilize em temperatura ambiente e massageie bem antes de utilizar. Para colorir, usei corante alimentício em gel.


Rende mais ou menos 600g 




MARZIPÃ


        INGREDIENTES
1 xícara (chá) de amêndoas descascadas
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de água de rosas (ou 3 gotas de essência de amêndoas)
Gotas de corantes líquidos (da cor desejada)
Clara de ovo (se necessário)
MODO DE PREPARO
Num processador coloque as amêndoas descascadas e +/- 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro. 
Dica: Se você quiser dar cor coloque neste momento gotas de corantes líquidos (da cor desejada) e para dar um gosto especial, 1 colher (sopa) de água de rosas. 
Processe até obter um pó. Se for moldar flores, por exemplo, a massa deve estar mais fina. 
Bater até esfarelar. Ainda com o processador ligado coloque o restante do açúcar de confeiteiro, aos poucos, até sentir que a massa está dando liga, mas não pegajosa. 
Atenção: Neste momento é que irá perceber se for necessário entrar a clara de ovo. Pegue um pouco da massa e com as mãos faça uma bolinha. Se a bolinha esfarelar com facilidade, coloque aos poucos (com auxilio de uma colher de café) clara de ovo, e processe até obter uma massa. 
Dica: a cor da massa vai depender da quantidade de corante que colocar. Se a cor desejada ficar muito escura, misture um pouco da massa branca.
Retire a massa do processador e coloque dentro de um saco plástico e apenas tire pedaços o suficiente para moldar no formato desejado para que ela não resseque. 
Coloque pequenas porções da massa entre 2 folhas de saco plástico e com o auxílio de um rolo, abra até obter uma espessura de 5mm. Afine bastante para ter menos trabalho com as mãos. 
Corte com moldes pequenos e faça a forma que você desejar. O aproveitamento da massa é de 100%. Congele por até 6 meses.
Dicas: Para descascar as amêndoas, jogue-as aos punhados em caçarola de água fervendo e deixe ferver por 1 minuto. Retire do fogo com uma escumadeira e coloque-as em cima de uma travessa coberta com um pano de prato.
Esfregue a amêndoa para retirar a pele. Assim, sairá facilmente. Se quiser leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos para secar, se não tiver pressa deixe de um dia para o outro sobre o pano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário