Bombons de Leite em Pó

sábado, 13 de abril de 2013

COZIDO



Uma comida maravilhosa e uma das minha prediletas! Mandioca, batata doce, cenoura, repolho, batata inglesa, maxixe inteiro, jiló inteiro, quiabo inteiro, abóbora, banana da terra, couve, as carnes, que são : bacon magro, calabresa, paio, costela e lombinho defumados, carne seca (use charque coxão da melhor qualidade bem dessalgado e o mais magro músculo e capote. E por falar em despedaçar, o corte dos legumes é muito importante; eles devem ser cortados em cubos grandes para quem não se quebrem no cozimento e manuseio da panela!

Comece dessalgando a carne seca  Corte em pedaços de uns 7cm e pré-cozinhe em água.  

Corte os legumes em cubos extra grandes para não se quebrarem e disponha tudo lado a lado.

Corte as carnes, também em pedaços grandes. Separe as carnes verdes e as tempere na hora com sal e pimenta do reino, cebola, tomate.

Nessa panela, coloque o bacon para reduzir e depois some todos os temperos que vão aromatizar e sabor izar ainda mais o nosso cozido: cubos de tomate, cebola, pimentões coloridos, pimentas dedo-de-moça picadas e sem sementes, pimenta de cheiro fatiadas, hortelã, coentro e salsinha fresca picadinhas, e alho também picadinho, refogando em azeite de oliva com fio de óleo comum para não queimar. .

Hora de juntar as carnes a este refogado, e também os legumes mais duros, que são a mandioca e a batata doce, e cobrir tudo com bastante caldo. 

A mandioca, batata doce, cenoura, repolho (corte em quatro, mantendo aquela base que une as folhas para não se desprenderem durante o cozimento), batata inglesa, maxixe inteiro, jiló inteiro, quiabo inteiro, abóbora, banana da terra, folhas de couve presas pelo talo por um cordão.  Primeiro a mandioca e a batata doce, 20 minutos depois a cenoura e o repolho, 20 minutos depois, a batata, o maxixe, o jiló, o quiabo e a abóbora, 5 minutos depois a banana da terra e a couve. 

Na prática, é assim: quando você retirar as carne e legumes, terá uma panela ENORME de caldo, você toma uma panela menor, do tamanho da quantidade de pirão que precisa. 
O pirão tem segredo: farinha de mandioca de primeiríssima qualidade, agilidade para mexer e, principalmente, dosar a chuva fina de farinha sobre o caldo aquecido em fogo baixo – é uma mão mexendo energicamente e outra dosando a chuva fina de farinha que cai, até dar o ponto mole de pirão,   

Monte os pratos: pirão num canto e um pedaço de cada carne e cada vegetal. Fundamental um molho lambão de pimenta. 

 Corte os legumes em cubos extra grandes para não se quebrarem e disponha tudo lado a lado. Faça 

DICAS: Nesta hora eu deito uma talagada de pinga da boa e deixo evaporar o álcool

 A velha dica da laranja. Se você achar o teu caldo gorduroso, coloque uma laranja inteira na panela do cozimento, que ela há de absorver a maior parte da gordura. É batata! Digo, laranja! No fim, lima a laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário