Bombons de Leite em Pó

quarta-feira, 24 de abril de 2013

DOCE DE CAJU


Saudade da minha infância. Minha mãe sempre fez este doce na nossa casa. Ele é simplesmente divino. É um doce aqui do nordeste.

Doce de Caju em Calda
 Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.

Ingredientes
20 cajus médios
500 gramas de açúcar
5 cravos-da-índia
2 paus de canela
1 litro de água

Modo de Preparo
Separe 20 cajus e descasque-os. Dê uma apertada em cada um para tirar um pouco do suco e reserve. Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo para caramelizar. Quando o caramelo estiver com cor de guaraná (mesmo que o açúcar não esteja totalmente dissolvido) acrescente a água e volte ao fogo até derreter todo o caramelo. Quando o caramelo estiver derretido acrescente os cajus, a canela e o cravo. Deixe ferver. Quando o doce ferver baixe o fogo e deixe a calda engrossar, isto leva de uns 50 min há 1 hora. Mexa de vez em quando. Quando a calda engrossar o doce estará pronto. Coloque em um recipiente de vidro.

 Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.    Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.    Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.

 Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.    Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.    Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.


 Doce de Caju em Calda. Tão bom e tão fácil.



Dicas:
  • Cuidado na hora de juntar a água com o caramelo, faça isto devagar, pois a temperatura está muito alta e a água pode espirrar.
  • Tem gente que faz este doce sem descascar o caju, eu acho que descascando fica muito mais delicado e saboroso.
OBS. A casa fica com um perfume delicioso enquanto você estiver fazendo o doce.






Doce de Caju




Ingredientes:

  • 20 unidade(s) de caju
  • 500 gr de açúcar União
  • 1 litro(s) de água
  • quanto baste de cravo-da-índia
  • quanto baste de canela-da-china em pó
  • quanto baste de suco de limão

Preparação:

Descasque os cajus e deixe descansar em água com limão. Escorra e coloque para cozinhar na pressão com 1 Litro de água e açúcar por 5 minutos.
Retire e deixe em fogo brando para formar a calda, coloque cravo e canela.

Rendimento:

30 porções


Doce de Caju Pastoso


















Ingredientes

1 kg de caju
800 g de açúcar cristal
4 colheres (de sopa) de suco de limão

Modo de Preparo

Corte os cajus em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Bata bem. Nesta hora você vai ter que dar umas chacoalhadas no liquidificador, se mesmo assim não bater coloque um pouquinho de água (mas bem pouco mesmo). Depois de bater, despeje em uma peneira para escorrer o excesso de líquido, não precisa mexer para a massa de caju não ficar muito seca. Coloque a massa de caju na panela, acrescente o açúcar e o suco de limão. Misture e leve ao fogo. Quando começar a ferver abaixe bem o fogo, a tendência é o doce ficar  espirrando e pode lhe queimar. De vez em quando dê uma mexida no doce para ele mão grudar no fundo. Ele deve ficar no fogo por cerca de 45 minutos até 1 hora. Quando você notar que ele mudou de cor e está bem cremoso, já pode desligar. Coloque em um vidro com tampa e ele se conserva bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário