Bombons de Leite em Pó

quarta-feira, 24 de abril de 2013

DOCE DE LEITE DESNATADO



Doce de leite desnatado

1 litro de leite desnatado
1 copo/xícara de 250 ml de açúcar
uma pitada de bicarbonado de sódio

Como:

Coloque um litro de leite sobre fogo médio numa panela de fundo grosso com capacidade para pelo duas vezes a quantidade de leite a ser fervido. Deixe o leite mexendo sempre, com uma colher de pau, para não grudar no fundo. Depois que o leite ferver adicione uma xícara de açúcar e, mexendo sempre, deixe que o leite ferva mais uma vez. Quando ferver pela segunda vez adicione uma pitada de bicarbonado de sódio. O leite vai espumar e subir por isso é importante usar sempre uma panela maior do que o necessário. Quando o leite espumar retire a panela do fogo um pouquinho e mexa com a colher de pau para baixar. Reduza o fogo um pouco mais, para médio-baixo, quase baixo, e deixe o leite cozinhar por uma hora e meia a duas horas mexendo por um ou dois minutos a cada 20 ou 30 minutos ou até que ele adquira uma cor dourada e comece a talhar no fundo. Cada vez que você mexer o leite mais ele vai talhando...

Rende 450ml de doce de leite.



 leite desnatado (não UHT) recém-vencido na geladeira.   Dei uma bela fervida e vi que o leite, apesar de vencido, estava em perfeitas condições. Transferi um litro de leite para fazer uma outra panela, adicionei uma xícara de açúcar e deixei ferver novamente em fogo médio. Quando ferveu pela segunda vez, já com o açúcar, um adicionei uma boa pitada de bicarbonato. O leite deu aquela espumada imediata e começou a subir, por causa do bicarbonato e nessa hora eu retiro o fogo um pouquinho e mexo com a colher de pau para baixar. Reduzi o fogo um pouco mais e deixei o leite cozinhando em fogo médio-baixo, quase baixo, por uma hora e meia a duas horas mexendo por um ou dois minutos a cada 20 ou 30 minutos. 
O doce de leite desnatado talhou perfeitamente (por causa do bicarbonato), adquiriu o tom dourada que eu adoro, não grudou nada no fundo da panela, não transbordou e ficou uma delícia, mais leve que os normais, dá para comer o dia inteiro sem enjoar... Em geral eu prefiro fazer doce de leite com um mistura de leite semi-desnatado e leite integral mas com o leite zero ficou perfeito. Já experimentei antes mas o resultado não ficou tão bom como hoje. O fato é que os diferentes tipos de leite geram resultados muito diferentes e o grau de acidez do leite responde de formas diferentes ao bicarbonato de sódio e, neste caso, meu leite já vencido teve um papel fundamental no resultado.




Doce de leite azedo



doce de leite


Ingredientes

.1 litro de leite
.suco de 2 limões
.500 g de açúcar
.2 paus de canela

Modo de preparo

Amorne o leite, misture o limão e deixe em temperatura ambiente até talhar. Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso com o açúcar e a canela. Cozinhe em fogo baixo até formar grumos e o doce ficar amarelado. Sirva com pau de canela.
Dica:
uma panela de fundo grosso é essencial para cozimentos longos
 

Doce com leite azedo




Como fazer doce com leite azedo

  1. Despeje todo o leite azedo, em uma panela grande e aberta. Em seguida, leve ao fogo alto e espere ferver. Quando levantar fervura, acrescentar açúcar e seguir mexendo. Nunca deixar de mexer, para dar o ponto correto.
    Após acrescentar açúcar coloque alguns pauzinhos de canela, e alguns cravos da índia, e para dar uma cremosidade no doce acrescente meia colher de bicarbonato de sódio (encontrado em farmácias e/ou supermercados) para cada litro de leite. Não deixe de mexer a panela nem um segundo, pois o doce poderá desandar ou até mesmo queimar devido a alta temperatura.
    Leva-se um tempo bem maior, (dependendo da quantidade de leite) do que quando estamos esperando ele ferver, só que nesse caso não se pode abandonar a panela e nem a colher de pau. Mexa sempre para ele dar o ponto.
    O doce estará pronto quando estiver com uma cor dourada, e cremosa. Acrescente uma pitada de café em pó para não ficar enjoativo.
  2. 2
    Como fazer doce com leite azedoPode-se seguir todos os passos da receita acrescentando três gemas de ovos para cada litro de leite, para dar mais cremosidade e sabor.
    Bata as três gemas no liquidificador por 3 minutos e acrescente junto com os outros ingredientes. Esse ficará parecendo ambrosia, porém feita com o leite azedo.
    Pode-se também acrescentar uma lata de leite condensado para cada dois litros de leite. Quando o doce estiver perto do ponto (nesse caso quando o doce começar a ficar dourado) despeja-se a lata e mexa bem até ele alcançar o ponto, e acrescente algumas gotas de essência de baunilha.
    Você também pode fazer a receita com um leite que foi azedado propositalmente. Acenda o fogo, e quando o leite estiver quase levantando fervura, acrescente o suco de dois limões. Desligue o fogo e deixe o leite em temperatura ambiente até ele ficar azedo, isso ocorrerá quando o leite estiver meio talhado, em seguida, siga a receita e tudo dará certo também.
    Por fim coloca-se todo o doce em um pote de vidro. Agora esta pronto e você não precisa conservar na geladeira, ele pode ficar em temperatura ambiente que não estragará. Então é só deliciar-se com esse maravilhoso doce de leite azedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário