Bombons de Leite em Pó

quarta-feira, 24 de abril de 2013

DOCE DE BANANA


BANANA


Uma das frutas brasileiras que mais pode ser aproveitada durante o ano todo é a banana que tem propriedades de vitaminas importantes para o organismo, e você pode aproveitar para fazer varias recitas como é o caso do doce de banana,  e é um dos doces mais simples de se fazer, sem dizer que é rápido.




Ingredientes

12 unidade(s) de banana


500 ml de água


550 gr de açúcar


quanto baste de cravo-da-índia


quanto baste de canela-da-china em pó

Modo de preparo

Descasque as bananas e reserve a casca de duas delas.


Coloque o açúcar, a água, o cravo e a canela em uma 

panela em fogo alto. Quando levantar fervura, coloque a 

banana picada. Acrescente as cascas previamente lavadas à 

mistura. Abaixe o fogo ao mínimo possível.


O cozimento deve ser interrompido no momento em que o 

doce estiver na cor e consistência desejadas. Isso leva umas 

3 horas, para essa quantidade. De vez em quando você 

deve observar e retirar o excesso de espuma que a fervura 

forma. Isso evitará o efeito puxa-puxa, característico em 

alguns doces desse tipo.




Doce de Banana ao Vinho


Doce de Banana ao Vinho

Ingredientes



1 dúzia de banana prata madura
1 kg de açúcar cristal
300 ml de vinho tinto suave
300 ml de suco de laranja
300 ml de água
50 ml de suco de limão
canela em casca


Modo de Fazer

Cozinhar a banana com a casca em água fervente por 5 minutos, deixar esfriar e cortar as bananas em rodelas de 2 centimetros e deixar reservado.

Preparar a Calda

Misturar em uma panela o açúcar, a água, o vinho, o suco de laranja, o suco de limão e uma casca de canela, mexer até ferver adicionar as bananas e deixar ferver por mais uma hora, tirar do fogo deixar reservado por um dia para que a calda entranhe na banana, de manhã cozinhar por 15 minutos em fogo baixo panela destampada assim que esfriar cozinhar novamente no fim do dia já estará pronto. 



Doce de Banana


Sabe quando você está com aquelas bananas super maduras em casa, que se você não usar logo, elas vão parar no lixo? E lixo nem nem pensar, né? Eu tenho várias receitinhas que faço, quando tenho bananas nesta situação. Hoje vou mostrar para vocês este doce. Ele é uma delícia para comer puro, com queijo, sorvete ou como base para outras receitas, como: para recheio de bolo/torta.
Doce de Banana O que fazer com as bananas que estão bem maduras? Doce de Banana


Ingredientes

6 bananas (usei a nanica, chamada também de banana d’água)
1 xícara (de chá) de açúcar
1/2 xícara (de chá) de água
1 colher (de sobremesa) de suco de limão

Modo de Preparo

Descasque, corte as bananas em rodelas e coloque em uma panela junto com o açúcar, a água e o limão. Misture bem e leve ao fogo. Assim que começar a ferver abaixe o fogo e deixe apurar, isto é, a banana cozinhar e a calda se formar. Enquanto estiver no fogo, mexa para ele não grudar. Assim que a calda se formar você já pode retirar do fogo. Se quiser pode deixar o doce um pouco mais no fogo, também fica bom. Mas se for usar para recheio não deixe apurar muito, pois depois de frio ele tende a ficar mais grosso e aí fica difícil para espalhar sobre um bolo por exemplo.

Doce de Banana 4 150x150 O que fazer com as bananas que estão bem maduras? Doce de Banana     Doce de Banana 2 150x150 O que fazer com as bananas que estão bem maduras? Doce de Banana




DOCE DE BANANA


Receita de Doce de Banana


Ingredientes


10 bananas nanicas

5 colheres de açúcar
Meio limão
5 cravinhos da índia
Canela em pó ou em pau
Esses são os ingredientes que você terá que ter em mãos antes de começar a receita.

Modo de Preparo

Para preparar é simples, você vai colocar as bananas para cozinhar por 5 minutos, depois vai juntar o açúcar, o limão e os cravinhos, e assim você vai amassando até ela se tornar uma papinha, e você então retorna a deixar cozinhar por cerca de 8 minutos, até desgrudar do fundo da panela.
Depois, é só retirar e colocar numa vasilha, e deixar esfriar. Para deixar com um toque especial você pode estar colocando canela em pó por cima, ou então decorando com a canela em pau. Sirva gelado.
Receita Doce BananaDICA: Pode ser feita com aquelas bananas mais passadas que estão na fruteira, ou seja, bananas mais maduras que estão perto de estragar podem virar um delicioso doce de banana, pois é uma receita barata e muito saborosa.




3 comentários: