Bombons de Leite em Pó

segunda-feira, 1 de abril de 2013

DICAS COMO USAR O FERMENTO,OVOS,E MUITO MAIS NO BOLO

DICAS INCRÍVEIS PARA SERVIR UM BOLO DELICIOSO E SEM MUITO TRABALHO. E COMO USAR O FERMENTO E OS OVOS CERTO.
E SEMPRE BOM TER TRUQUES INFALÍVEIS PARA GARANTIR O SUCESSO DE UMA BOA  RECEITA.                                 

 Hora de preparar o bolo

Todas as vezes que vou preparar um bolo seja simples ou mais elaborado  nunca utilizo os ingredientes gelados ou de marcas inferiores(mais baratas), pois acho que influencia no final.

Não solar
Quando colocar o bolo para assar - Não abra o forno antes de 20 minutos se não ele fica "solado".

Para o bolo ficar com uma crosta mais dourada:
Unte a forma e polvilhe com farinha e açúcar.

bolo crescer 

Para Fazer O Bolo Crescer, Não É Exatamente A Quantidade Fermento E, Sim, A Temperatura Dos Ingredientes, Todos Devem Ficar Em Temperatura Ambiente, Como: Ovos, Leite, Açúcar E Manteiga.

Untar forma para bolos

para desenformar seus bolos rapidinho unte as formas com manteiga e polvilhe com açúcar cristal,se estiver frio e só aquecer a forma e pronto.

Assar bolos sem grudar

BESUNTE A ASSADEIRA COM MARGARINA. CORTE UM SACO DE PAPEL DE PÃO NA MEDIDA DO FUNDO DA ASSADEIRA E BESUNTE TAMBÉM . FORRE O FUNDO DA ASSADEIRA COM ESSE PAPEL E COLOQUE A MASSA DO BOLO. DEPOIS DE ASSADO, O BOLO SAI INTEIRINHO SEM QUEBRAR

               


                    DESENFORMAR

Desenformar
Antes de colocar a massa na fôrma forre-a com papel manteiga, depois de assado puxe o bolo pelas abas do papel, retire o papel manteiga do bolo e ele estará perfeito, sem quebrar.

Desenformar bolo sem quebrar
Depois de colocar a massa na forma, bata o fundo da forma contra uma bancada plana, ate levantar umas bolinhas, esse é o segredo, o ar sai e o bolo não baixa.
Assim as bolhas que se formam no meio da massa saem, evitando que o bolo se quebre ao desenformar.
OBS: também ajuda no crescimento homogêneo  não cresce desregular... fica retinho e não desperdiça bolo na hora de decorar!

Desenformar bolos com maior facilidade
Um truque que já vem há várias gerações na minha família: untar a assadeira com manteiga, passar açúcar e após o trigo, pode comprovar, o bolo sai com maior facilidade, não altera o sabor em nada e principalmente não deixa quebrar ao desenformar.


                            


                            FOFINHO

Para o bolo ficar fofinho

Quando for fazer um bolo simples de liquidificador, não colocar o fermento Royal para bater junto. Depois que a massa tiver pronta por o fermento numa vasilha e põe um pouquinho de água ou leite temperatura ambiente para dissolvê-lo, ele vai crescer parecendo clara em neve, incorpore na massa sem bater. O bolo de cenoura é um exemplo. 

Pra crescer e ficar fofo!
Sempre pôr o Fermento em Pó Royal por último e sozinho na receita. Bater por três a quatro segundos, tempo suficiente para o pó se agregar à massa. Sua receita vai ficar maior e mais fofa!


Bolos mais fofinhos
Mesmo que a farinha de trigo já seja com fermento, acrescente à sua massa de bolo duas colherinhas de café de fermento em pó Royal. Para o bolo de chocolate, acrescente três colherinhas de café de fermento em pó Royal assim que colocar o chocolate em pó na massa.

Fofinho
para que o bolo fique mais fofinho,sempre coloco uma colher de sopa de Royal mais uma colherinha de chá rasa de bicarbonato de sódio

Bolo fofinho sem claras em neve
Para que o bolo fique super fofinho acrescento ovos, margarina, açúcar e uma colher de café de emulsificante para sorvete. É impressionante como fica macio, principalmente se você usar o melhor fermento.


Vinagre no bolo 
Para seus bolo de chocolate ficar bem fofinho, acrescente uma colher (chá) de vinagre no fermento. Você terá o mais macio bolo de chocolate que jamais provou!

Técnica de bolos



Para o seu bolo ficar muito fofinho nunca bata a forma na mesa, pois assim você ira tirar todas as bolhas que farão ele crescer e ficar aerado.Vai tirar a ação que o fermento Royal fará.

Bolo fofinho

Para que seu bolo fique mais fofo e saboroso, utilize sempre a margarina gelada, e quando colocar o fermento, que tem que ser Royal. despeje um pouco de leite morno em cima e misture delicadamente.


Para o bolo ficar mais suave

Recheio e cobertura: para o bolo ficar mais suave deve-se adicionar na receita creme de leite, ai o bolo não fica muito doce.

Para o bolo crescer e ficar macio

O fermento é um dos ingredientes mais importantes em qualquer bolo. Em excesso pode impedir o crescimento do bolo, deixando-o irregular e com textura levemente grossa. Para deixar a massa delicada, o ideal é batê-lo junto à manteiga. O truque é que sempre acrescento 2 colheres (chá) de fermento em pó Royal quando acabo de bater a massa no pacote pronto de mistura para bolo. Assim o bolo cresce e fica muito macio.

Para o bolo ficar macio

Sempre peneire a farinha antes de misturar com outros ingredientes.E principalmente manter a farinha na geladeira,isso garante sempre uma farinha seca e solta e faz a diferença na massa.

Para o bolo ficar mais crescido e macio

quando usar mistura pronta para bolo,acrescente aos ingredientes uma colher de sopa de Fermento químico Royal. O bolo vai crescer mais e ficar muito mais fofo e macio. E o sabor não se altera !

Como perceber se a massa do bolo esta leve
Para saber se a sua massa de bolo esta leve e seu bolo ficar bem macio e fofinho aprendi essa técnica com minha avó, a hora que tiver batendo o bolo e começar a fazer bolhas de ar e estourar é porque a massa já esta bem leve e pronta pra ir para o forno, funciona mesmo, já passe essa técnica pra varias pessoas e comprovaram, disseram que fica realmente mais fofinho o bolo, mas "atenção" tem que ser antes de colocar as claras em neve. 

                   

                            FERMENTO

Jeito pratico

Também da para fazer bolos, sem bater as claras em neves,e só bater na batedeira a margarina com o açúcar até ficar um creme homogêneo depois coloque os ovos desejado inteiros um a um no creme batendo bem,fica bem cremoso,depois coloque o restante dos ingredientes bater bem,por ultimo o fermento  mexendo com um colher delicadamente.
Obs: todos os bolos que eu faço eu não bato o fermento sempre mexo com colher, meus bolos ficam bem fofinhos faço tudo com toque de amor e carinho

Dissolver o fermento em pó Royal no leite
da quantidade de leite que a receita indica, separo 1/4 para dissolver o fermento e acrescentar à massa por último. Junto o fermento ao leite, mexo com uma colher para aumentar a reação química, deixando entornar rapidamente sobre a massa. Religo a batedeira em velocidade baixa para incorporar o fermento e, finalmente, levo a massa ao forno médio pre aquecido para assar.

Fermento

Para qualquer bolo ficar airado e até com aqueles furinhos maiores, após colocar o fermento bater novamente e aguardar por alguns minutos até apresentar um certo crescimento antes de ir ao forno.A broa de fubá fica maravilhosa com este truque.

Uso do fermento

Sempre misturar fermento na farinha de trigo ja peneirada,assim o bolo cresce por igual,pois o fermento e misturado por igual.

Como usar fermento nos bolos

Sempre que for fazer bolos ou broas,colocar fermento Royal por último e mexer delicadamente. O bolo fica fofinho.

Antes de adicionar o fermento  á mistura...

Antes de adicionar o fermento  a qualquer receita dissolva-o antes em 2 colheres de sopa de leite morno e misture rapidamente com uma colher...ele crescerá até derramar da xícara...ao misturar ele deixa a massa bem leve...


              

                    CLARAS FIRME                  

Claras em neve bem firme.

Para suas claras em neve permanecer sempre bem firme, acrescente uma colherzinha de fermento em pó Royal na hora que estiver batendo-as,ficarão eternamente firmes.

Claras em neve firme

Ao bater as claras em neve acrescente uma colher de cafezinho de sal e a mesma medida de pó Royal fica ótima e com uma consistência incrível.

Claras em neve firmes

PARA AS CLARAS EM NEVE FICAREM FIRMES, DEPOIS DE BATIDAS COM A BATEDEIRA AINDA LIGADA, COLOQUE PARTE DO AÇÚCAR E CONTINUE BATENDO POR ALGUNS MINUTOS. AS CLARAS EM PONTO DE SUSPIRO FICARÃO FIRMES E NÃO FICARÃO DESONERADAS

As claras de ovos

Em vez de bater as claras em neve,acrescento todos os ingredientes da receita,em seguida as claras(cruas),mexo com uma colher até incorporar a massa do bolo e por ultimo o fermento Royal  o bolo fica bem fofinho!

Clara em neve ou fermento

Sempre que por último ao fazer bolo for a clara em neve ou fermento em pó.., nunca bata e sim faça movimentos de baixo para cima levemente


Claras por ultimo

Bater as claras em neve e colocar por ultimo na massa ja bem batida e por ultimo o fermento Royal,a massa fica leve e bem fofinha

        

Clara & fermento - casal perfeito!



Bata a clara em ponto mole, acrescente o fermento pedido na receita e termine de bater até virar neve. A clara não fica com o fundinho liquido e quando misturar na massa sempre de forma delicada a massa cresce lindamente. Uso também essa técnica para fazer omeletes incrementados, uma colher de sobremesa para três claras, depois bato a gema junto, coloco alguns legumes ralados ou frios picadinhos e ir para o anti aderente . 

              

                    CHEIRO DE OVOS


Para tira o cheiro de ovo do bolo

Quando tirar o bolo do forno passa farinha de trigo nele e deixe uns 10 minutos e depois tire, seu bolo não fica com cheiro de ovo
Limão para tirar cheiro de ovo.

Quando for fazer bolo que for bastante ovos na massa, é só colocar raspas de limão tira todo o cheiro de ovo, melhor que colocar baunilha.
Bolo sem cheiro de ovo
Para que o bolo não fique com cheiro de ovo e só tirar a pele da gema do ovo.

              

                  CHOCOLATE

Bolo de chocolate bem pretinho (café)
Para o seu bolo de chocolate ficar bem pretinho e mais saboroso, troque o leite pela mesma quantidade de café bem forte. Fica uma delícia ...

Para o bolo de chocolate ficar bem escuro use (café):
Na hora que eu estou fazendo o meu bolo de Chocolate acrescento uma xícara de CAFÉ pronto(aquele que sobrou na garrafa do café da manhã),assim posso usar até achocolatado que ele ficará Bem marrom,molhadinho e fofinho

Café no bolo de chocolate (café em pó)

colocar meia colher de sopa de café em pó na massa do bolo de chocolate para ficar bem pretinho

Para a massa do bolo (cacau)

para o bolo de chocolate ficar bem preto minha técnica é misturar o cacau junto com o leite quente.e colocar na massa do bolo ele fica bem pretinho e super macio

Bolo de chocolate bem escuro

para que o seu bolo de chocolate fique bem marrom e mais saboroso  acrescente na massa além do fermento Royal uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio 



Bolo de chocolate

Quando fizer nega maluca ou outro bolo de chocolate, coloque uma colher de chá de canela em pó, fica delicioso e não agride o paladar



Para o bolo de chocolate não ressecar



Você pode evitar que isso aconteça com um simples segredinho: misture à sua massa meia maçã ralada ou uma colher de café solúvel extra forte, o que preferir.

Para o bolo de chocolate não ressecar

Você pode evitar que isso aconteça com um simples segredinho: misture à sua massa meia maçã ralada ou uma colher de café solúvel extra forte, o que preferir.






Maçã ralada na massa de bolo
Faço o bolo conforme a receita, antes de por na forma, rale uma maçã, no bolo de chocolate, dá um aroma bom, molhadinho, e fica macio.



Óleo de soja

Quando bater a massa de bolo, seja qual for, acrescente uma colher de ( sopa) de óleo de soja. Este fica bem mais macio e fofinho. 


Uvas passas
PARA O BOLO DE CHOCOLATE FICAR MAIS GOSTOSO, COLOCO UVAS PASSA SEM CAROÇO PARA LIQUEFAZER JUNTO COM OS INGREDIENTES LÍQUIDOS.

Uva passa não afundarem no bolo

Para as uvas passas não afundarem na massa, elas devem ser passadas em farinha de trigo.



Açúcar de baunilha
Em todas as minhas receitas de bolo acrescento uma colher de sopa de açúcar de baunilha, fica uma delícia!!

Uso da essência de baunilha
Para qualquer massa doce de bolo, rocambole ou torta, ao colocar as gemas de ovos pingue algumas gotas de essência de baunilha. O gosto fica excelente. Inclusive para bolo de chocolate.



Bolo de duas cores (marmorizado)

Também conhecido como marmorizado. Para dar esse toque no seu bolo é fácil: na massa ainda crua, misture uma pequena quantia de café solúvel.


Bolo com listas perfeitas

Para fazer um bolo listadinho eu uso: uma massa branca, uma escura, uma fôrma redonda, duas conchas de tamanhos iguais e fermento  Depois de bater as massas, separar ao meio e colocar chocolate em pó em uma metade, eu coloco fermento em pó. Com uma concha em cada sabor,eu coloco bem no centro da fôrma uma concha de cada sabor, alternando os sabores, sempre no centro da fôrma.Fica lindo, tanto por cima como nas laterais.



Uma pitada de sal no doce ou açúcar no salgado

Nunca pode faltar sal no bolo doce e nem uma pitada de açúcar nos salgados, faz realçar sabores!




Sabor incrível e refinado

Para um sabor especial no meu bolo sempre acrescento a receita um pacote de queijo ralado!




Para que o bolo de Cenoura

não fique com aspecto embatumado, acrescente a cenoura cozida aos ingredientes a serem liquidificados. O fermento deve ser acrescentado por último sem bater no liquidificador.

Bolo com menos calorias
Ao fazer o bolo de cenouras substitua o óleo por uma xícara de suco de laranjas. Use apenas um fio de óleo ou o correspondente a 1/5 da xícara medida usada.


Bolo de cenoura fofinho
Para ter um bolo de cenoura mais fofinho, é sempre bom cozinhar as cenouras antes de bate-las com os outros ingredientes. 



Amido de milho



Ao preparar bolos e tortas, sempre coloco uma porção de amido de milho. Ex. Para 2 xic. de trigo, uma xic. de amido de milho. E o amido de milho eu não bato junto com os demais ingredientes, deixo para misturá-lo no final em uma vasilha separado juntamento com fermento Royal. A massa fica bem mais fofinha e macia. 




Para o bolo de fuba ficar úmido.



para seu bolo de fuba ficar super macio e úmido é só colocar leite fervente,ele fica uma delicia! ao invés de seco ele fica macio e úmido e a cada dia q passa ele fica ainda mais gostoso e acrescente um pacote de queijo parmesão ele fica maravilhoso.




Preparo para bolo pronto

Quando comprar destes bolos tipo preparo rápido(existem várias marcas) e quando for de côco no preparo inclua 1 colher de canela em pó e verá que o bolo ficará mais saboroso. 




Substituo o leite por um pote de iogurte

Substitua o leite do seu bolo por um copinho de iogurte natural. se precisar, acrescente um pouquinho de água morna á massa. Fica com um sabor especial, muito gostoso.


Coalhada

 Experimente misturar ao leite um pouco de coalhada ou de iogurte natural. Assim, a massa também fica mais fofinha.




Emulsificante

Quando a receita pedir claras em neve, não é necessário bater as claras separadas da gema, é só adicionar todos os ingredientes em uma tigela e acrescentar uma colher (sopa) rasa de emulsificante para sorvete e bater por cinco minutos na batedeira, até a massa ficar fofa. 



Bolinho de banana



receita antiga da casa de minha mãe, 2 ovos, 4 bananas prata picadas, 1 colher chã de fermento em pó Royal  2 a 3 colheres de sopa de trigo, fritar em óleo moderado coloque em colheradas para fritar. Fica uma delícia parece bolinho de chuva mas é de banana.

Bolo de banana

para deixar o bolo mais gostoso com uma colher de Royal, fica uma delicia

Biscoito de polvilho azedo

coloque uma pitada de fermento no polvilho azedo assim os biscoitos ficaram macios e crocantes.


Bolo morno
Ao servir um bolo muito fresco ou mesmo morno, antes de cortar mergulhe a lâmina de uma faca fina em água quente e enxugue. As fatias sairão precisas e não sobrarão migalhas.


Não ter muito trabalho
- Se você não quer perder muito tempo e nem ter muito trabalho na hora de lavar a louça depois da comilança, pegue papel manteiga, recorte no tamanho da forma, besunte com um pouco de óleo de cozinha e coloque no fundo do recipiente antes de colocar o bolo no forno. Asse normalmente e, ao retirar o doce da forma, o papel sairá junto e a assadeira estará limpa. Você vai adorar!

- Para outros assados, a dica é forrar o recipiente com papel alumínio: o resultado será o mesmo.





6 comentários:

  1. sensacional!!!!!! testei a maioria!!! funciona!!!!!!!!! parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, gostaria de levá-las para o meu blog traduzindo-as para o espanhol, vc me permite, pois já anotei no meu caderno de receitas de casa

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas dicas ,quando coisa eu aprendir que eu não sabia e outras eu tinha dúvidas de como fazer ,muito obrigado por passa sei conhecimento,😘

    ResponderExcluir
  4. Parabéns 😤 pelas dicas maravilhosa,quantas coisas eu aprendir porque não tinha conhecimento e outras tiraram minhas dúvidas bjs😘

    ResponderExcluir
  5. Olá. Adorei as dicas, porém, uma dúvida : você cita bater a fôrma antes de ir ao forno para tirar o ar até subir bolhas e depois vc diz no item técnicas em bolo oaranunca bater a fôrma. Qual o correto?

    ResponderExcluir
  6. Passa o seu zap ou face esse é o meu zap 33991162110 preciso falar com vc

    ResponderExcluir