Cozinha é um lugar santo, é onde preparamos o que nos faz viver, é onde celebramos a vida com muitos cheiros, cores e sabores...
Bombons de Leite em Pó
sábado, 13 de abril de 2013
COZIDO
Uma comida maravilhosa e uma das minha prediletas! Mandioca, batata doce, cenoura, repolho, batata inglesa, maxixe inteiro, jiló inteiro, quiabo inteiro, abóbora, banana da terra, couve, as carnes, que são : bacon magro, calabresa, paio, costela e lombinho defumados, carne seca (use charque coxão da melhor qualidade bem dessalgado e o mais magro músculo e capote. E por falar em despedaçar, o corte dos legumes é muito importante; eles devem ser cortados em cubos grandes para quem não se quebrem no cozimento e manuseio da panela!
Comece dessalgando a carne seca Corte em pedaços de uns 7cm e pré-cozinhe em água.
Corte os legumes em cubos extra grandes para não se quebrarem e disponha tudo lado a lado.
Corte as carnes, também em pedaços grandes. Separe as carnes verdes e as tempere na hora com sal e pimenta do reino, cebola, tomate.
Nessa panela, coloque o bacon para reduzir e depois some todos os temperos que vão aromatizar e sabor izar ainda mais o nosso cozido: cubos de tomate, cebola, pimentões coloridos, pimentas dedo-de-moça picadas e sem sementes, pimenta de cheiro fatiadas, hortelã, coentro e salsinha fresca picadinhas, e alho também picadinho, refogando em azeite de oliva com fio de óleo comum para não queimar. .
Hora de juntar as carnes a este refogado, e também os legumes mais duros, que são a mandioca e a batata doce, e cobrir tudo com bastante caldo.
A mandioca, batata doce, cenoura, repolho (corte em quatro, mantendo aquela base que une as folhas para não se desprenderem durante o cozimento), batata inglesa, maxixe inteiro, jiló inteiro, quiabo inteiro, abóbora, banana da terra, folhas de couve presas pelo talo por um cordão. Primeiro a mandioca e a batata doce, 20 minutos depois a cenoura e o repolho, 20 minutos depois, a batata, o maxixe, o jiló, o quiabo e a abóbora, 5 minutos depois a banana da terra e a couve.
Na prática, é assim: quando você retirar as carne e legumes, terá uma panela ENORME de caldo, você toma uma panela menor, do tamanho da quantidade de pirão que precisa.
O pirão tem segredo: farinha de mandioca de primeiríssima qualidade, agilidade para mexer e, principalmente, dosar a chuva fina de farinha sobre o caldo aquecido em fogo baixo – é uma mão mexendo energicamente e outra dosando a chuva fina de farinha que cai, até dar o ponto mole de pirão,
Monte os pratos: pirão num canto e um pedaço de cada carne e cada vegetal. Fundamental um molho lambão de pimenta.
Corte os legumes em cubos extra grandes para não se quebrarem e disponha tudo lado a lado. Faça
DICAS: Nesta hora eu deito uma talagada de pinga da boa e deixo evaporar o álcool
A velha dica da laranja. Se você achar o teu caldo gorduroso, coloque uma laranja inteira na panela do cozimento, que ela há de absorver a maior parte da gordura. É batata! Digo, laranja! No fim, lima a laranja.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário